Voltar para blog 23 ago 2022
Angariar em exclusivo é assim tão difícil?

Não acreditamos que seja complicado angariar em exclusivo, mas sabemos que existem grandes objeções por parte de muitos proprietários.

 

Mas porque existe, em Portugal, tanta resistência em relação à exclusividade?

 

O fator para o sucesso é acreditar no método. A exclusividade é o modelo mais utilizado no mundo.

 

Nos mercados mais maduros, a representação na venda de um imóvel por um único agente imobiliário é prática comum.

 

Os proprietários percebem que o acompanhamento ao longo do processo será de qualidade e sabem que há um profissional a dedicar o máximo de recursos possível na promoção do imóvel.

 

Se, em praticamente todo o mundo, as vantagens são apreciadas, porque é que em Portugal é mais complicado trabalhar em exclusivo?

 

Apesar dos nos custar admitir, esta situação foi motivada pelos próprios Agentes. Consultores pouco preparados usam táticas menos aconselháveis para convencer os proprietários a assinar um contrato de exclusividade. A única meta destes consultores é o cumprimento dos objetivos de angariação, não se preocupando, posteriormente, na prestação de um serviço de qualidade.

 

Argumentos como "tenho um cliente interessado", "consigo vender por um valor maior" e "apenas consigo trazer os interessados se assinar um contrato de mediação em exclusivo", só contribuem para descredibilizar a exclusividade.

 

Não é de estranhar que, passado algum tempo, os consultores informem o proprietário de que "o cliente optou por outro imóvel", "não consigo mais falar com o cliente" ou "o banco não aprovou o crédito".

 

Este tipo de prática não só descredibiliza o método da exclusividade como a própria profissão do mediador imobiliário.

 

Outro motivo para a objeção à exclusividade é, geralmente, a promoção do imóvel.

 

Os proprietários acreditam que, ao entregar a exclusividade a um agente, o imóvel vai ter menos hipóteses de venda. Na realidade, isto é uma meia verdade. Nos mercados mais evoluídos, a exclusividade é prática maioritária porque existem ferramentas específicas para ampliar a divulgação.

 

Os MLS (Multiple Listing Services) permitem a agregação das angariações exclusivo e a promoção das propriedades na rede de profissionais. Quando um consultor submete o imóvel no MLS, ele/a estará a Partilhar a angariação para que o grupo o/a possa ajudar a vender.

 

Angariar em exclusivo não é assim tão difícil depois de compreendidas e desmistificadas as razões pelas quais os proprietários resistem à assinatura do contrato em exclusivo. Os consultores imobiliários com mais experiência não terão qualquer dificuldade de trabalhar as objeções se assim o entenderem.

 

Se ainda não está preparado/a para trabalhar em exclusivo, procure formação para praticar e melhorar continuamente o seu método. Ofereça ao cliente o seu melhor serviço e os resultados aparecerão.

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