Voltar para blog 22 fev 2022
Como recrutar os melhores Agentes Imobiliários?  Através das redes sociais.

Os brokers de todo o mundo enfrentam um grande desafio quando chega a hora de montar uma equipa talentosa de consultores imobiliários.

 

Em Portugal, nos dias de hoje, estamos num "seeker's market", ou seja, num mercado em alta na procura de profissionais.

Felizmente, existem métodos não muito dispendiosos de atrair os melhores profissionais. Essas técnicas têm todas a mesma característica básica: a procura nas redes sociais.

 

A busca começa, obviamente, no Facebook. Estima-se que mais de 70% dos adultos entre os 18 e 64 anos estão nesta rede social. Se a sua empresa não tem uma página de Facebook, nem utiliza essa ferramenta para o recrutamento, está a desperdiçar valiosas oportunidades.

 

Se ainda não conhece o Facebook Jobs, está na hora de o explorar. É uma plataforma dentro da própria rede social na qual estão agregados os anúncios de várias empresas da sua zona. Uma forma simples, e rápida, de consultar o volume de anúncios para o imobiliário e de perceber o que os seus concorrentes procuram nos profissionais que contratam. O recrutamento no Facebook também pode ser feito através de anúncios ou pela promoção de um evento de network.

 

A segunda rede social mais utilizada para o recrutamento de profissionais é, estranhamente, o Linkedin. E é estranho pelo simples facto de que esta rede foi criada com o principal objetivo de ser uma plataforma social de recrutamento. Porém, o alcance e atividade dos utilizadores no Facebook é muito maior.

 

Tal como o Facebook, o Linkedin tem ferramentas específicas para o recrutamento. Através de anúncios pagos, é possível promover a vaga com bastante precisão e gerar interesse dos melhores profissionais.

 

Qualquer utilizador que tenha um perfil de Linkedin atualizado e bem concebido aumenta, exponencialmente, as probabilidades de ser contactado por recrutadores. A principal vantagem do Linkedin em relação ao Facebook (quando falamos na questão do recrutamento) é o foco da comunidade. Toda a atividade na rede social tem como objetivo a promoção profissional e o estabelecimento de contactos que podem gerar oportunidades de emprego.

 

"Last, but not least", o Youtube.

 

O Youtube é a rede social que mais cresce no mundo. Mais de 75% da população mundial já usou esta rede para receber conteúdos. Para esta estatística não contam, obviamente, os países onde esta rede é controlada ou proibida. Nas gerações mais jovens, o Youtube já substitui a televisão.

 

 

Muitos consultores imobiliários já utilizam esta rede para divulgar angariações e para se promoverem. Como broker à procura de profissionais para integrar a equipa, deve seguir consultores que vão produzindo conteúdo para o Youtube. Pode, de repente, encontrar alguém que está a começar, mas que é um ótimo comunicador. As oportunidades profissionais surgem, cada vez mais, nos canais digitais.

 

Como broker deve estar atento aos profissionais que vão aparecendo na sua área geográfica.

Como consultor, não pense nas redes sociais como uma ferramenta de divulgação de angariações. Pense nelas como um veículo para se posicionar no mercado. Por acréscimo, surgirão novos contacto que poderão impulsionar a sua carreira.

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