Voltar para blog 27 dez 2022
Como se preparar para o mercado comprador

Há um ponto que reforçamos bastante neste blog: a adaptabilidade dos profissionais da mediação. E porque achamos que este é uma característica essencial?

Porque o próprio mercado imobiliário é cíclico. Tanto há momentos em que se vende todos os imóveis em carteira, como há meses, ou anos, em que é difícil atingir as metas mínimas.

Atualmente, depois de um grande crescimento, muitos falam em equilíbrio, outros em leve desaceleração. O certo é que o mercado vai virar, mas só o tempo indicará quando e como.

No mercado em alta, quem tem o imóvel tem a vantagem. Por essa razão, chama-se de mercado vendedor. Como a procura é maior que a oferta, os preços sobem e beneficiam o vendedor.

Quando o mercado está em baixa, o excesso de produto faz com que os preços caiam. Os compradores ganham poder de negociação pois sabem que, eventualmente, conseguirão um imóvel pelas condições pretendidas. Este é o cenário do mercado comprador.

Cada ciclo mexe com a dinâmica das empresas e na forma como os consultores trabalham. Dependendo do momento, são prestados serviços diferentes e acompanhamentos distintos.

Para que se possa preparar para o mercado comprador, deixamos algumas dicas que deve ter em conta.  
 

Aposte no marketing pessoal

Investir no seu marketing pessoal, online e no offline, torná-lo-á mais conhecido na zona. Assim, quando alguém pensar em comprar ou vender, lembrar-se-á de si pelos posts no facebook, pelo outdoor junto à escola, etc.

Não meça o sucesso da sua presença nas redes sociais somente pelo número de leads. O seu foco deve ser envolver-se com a comunidade, mostrar o seu trabalho e quantas pessoas ajudou. É uma estratégia a longo prazo que exige um empenho constante.

Foco no imóvel

No mercado comprador, é fundamental diferenciar o imóvel. Se há muitos para venda, tem de tornar a sua angariação na melhor de todas.

O passo mais importante é determinar a estratégia de divulgação. Estude e identifique aspetos positivos sobre a propriedade e as redondezas. Venda um estilo de vida em detrimento de uma casa. Pense como um comprador à procura de casa nos portais imobiliários. O que lhe chamaria à atenção? Que descrição do imóvel despertaria o seu interesse?

Multiplique os seus canais e diversifique a carteira de imóveis e clientes

O mercado comprador é talvez o maior desafio para os consultores. Com a baixa procura, os agentes precisam de se esforçar muito para atingir os níveis de venda.

Uma dica é apostar em todos os canais de comunicação e marketing pessoal e diversificar a atuação. Angarie diferentes tipos de imóveis, com diferentes faixas de preço e características. Esta ampliação permitirá atender a maioria dos clientes que cruzem o seu caminho.

O mercado de compradores é mais complicado para a mediação, mas o agente bem estabelecido tem menos dificuldades e continua a fazer negócios.

O segredo está na diversificação, na promoção e, acima de tudo, no atendimento ao cliente que deve ser ótimo, independentemente do ciclo de mercado.

Partilhar este post nas redes sociais