Muitos proprietários ficam surpreendidos quando um consultor aconselha a realização de obras antes da venda do imóvel.
No entanto, esta prática é cada vez mais comum para os melhores profissionais do mercado imobiliário.
Porque hei de gastar dinheiro num imóvel que quero vender?
A explicação é simples. O mercado imobiliário é extremamente dinâmico e obedece à lei da procura e oferta. Se a oferta de imóveis é alta e há menos procura, o interesse num imóvel especifico é menor. De forma contrária, se a procura é maior e a oferta reduzida, o interesse por uma propriedade aumenta.
Quer o mercado esteja em alta ou em baixa é sempre necessário potenciar o interesse na sua propriedade. Ela tem de ser melhor, ou no mínimo, igual às outras disponíveis na zona. Se tiver um nível inferior, o imóvel ficará no mercado por muito tempo ou será vendido por um preço mais baixo.
Por terem um grande conhecimento das propriedades disponíveis para venda na zona e das características que os compradores procuram, os Agentes imobiliários podem, e devem, sugerir melhorias que valorizam o imóvel.
Com o setor da reabilitação cada vez mais forte em Portugal e com o crescente envelhecimento dos imóveis urbanos, as propriedades mais recentes ou remodeladas têm naturalmente mais interesse que os imóveis antigos e com piores condições.
Os imóveis reabilitados unem o melhor de dois mundos: a privilegiada localização nos centros e a eficiência de imóveis modernos. É por estas razões que a maioria dos compradores prefere imóveis recentemente reabilitados.
Os estrangeiros, por exemplo, preferem o charme dos centros das cidades portuguesas como Lisboa, Porto e muitas outras. Evitam comprar casa em locais mais afastados e com arquitetura semelhante ao que encontram noutras partes do mundo.
Posto isto, da próxima vez que o seu consultor imobiliário sugira remodelações ao seu imóvel, tenha em mente que ele tem como objetivo conseguir o melhor valor e um tempo de venda mais curto.