Para ser um grande vendedor, em qualquer área de atuação, é necessário formação, prática e disciplina. A mediação imobiliária não é diferente. Os melhores consultores imobiliários têm uma rotina rígida e disciplinada que permite alcançar excelentes resultados, a curto, médio e longo prazo.
Não estamos a falar de motivação ou objetivos. Estamos a falar de método, tática e dedicação. Todos determinamos objetivos para aumentar a nossa performance. Poucos, porém, realmente planeiam, detalhadamente, o caminho necessário para os alcançar.
Traçar estratégias para alcançar objetivos e cumprir o programa de ações planeadas é uma tarefa do dia-a-dia que exige dedicação e disciplina. A chave para o sucesso é incorporar essa estratégia de forma rotineira e natural.
1. Conheça o máximo de pessoas possível
O contacto com um grande número de pessoas é essencial para a prospeção de novos clientes. Ou geramos leads ou pagamos caro para as ter. Procurar e manter contactos é a parte menos "sexy" da atividade imobiliária, mas é o método mais eficiente para criar oportunidades sem gastar uma montanha de dinheiro.
Fazer do contacto com pessoas uma das atividades prioritárias do dia é tomar as rédeas da prospeção. Há várias maneiras de o fazer. Pode apresentar-se aos vizinhos de uma moradia que acabou de mostrar a um cliente, ou distribuir cartões-de-visita e panfletos, por exemplo. Tais ações serão eficazes no crescimento do seu negócio porque estará a trabalhar o seu marketing pessoal. Está a espalhar a sua imagem e mensagem.
2. Acrescente valor à sua proposta
Com o mercado em alta aparecem mais agentes imobiliários e há uma maior facilidade dos proprietários em conseguir vender sem a ajuda de um profissional. Estes fatores dificultam a vida aos consultores imobiliários.
Disponibilizar um serviço limitado é nadar para morrer na praia, ou seja, esforço com pouca ou nenhuma recompensa.
Destacar-se é oferecer um melhor serviço, com mais qualidade. Deve manter ativa a sua base de clientes para que eles se tornem leais. Isso faz-se com coisas tão simples como oferecer um cartão ou enviar uma mensagem de agradecimento após o primeiro contacto.
Mas pode, e deve, ir mais além com ações totalmente inesperadas como entregar pizzas aos novos proprietários no dia da mudança. São gestos que, aliados a um serviço de qualidade, garantem a lealdade dos clientes para próximas transações, e igualmente importante, os transforma em embaixadores do vosso nome para amigos e conhecidos.
3. Use as Redes Sociais
Na era da informação, se não produz conteúdo, torna-se irrelevante. É cruel, mas é a verdade. Disponibilizar conteúdo é a melhor forma de conexão com pessoas e diferencia, ao mesmo tempo, o seu serviço pois coloca-se no mercado como um expert.
Faça o uso das redes sociais por hábito comercial nas horas dedicadas ao trabalho. Não se deixe seduzir e tomar o tempo dedicado à família e à geração de oportunidades. Faça-o de forma social, atrativa e consistente.
E o mais importante: seja relevante. Não use os canais somente para promoção. Seja criativo, inspiracional, mostre sua personalidade e interaja.
4. Seja um grande especialista
Os melhores profissionais são especialistas no que fazem. Para ser um grande vendedor tem que ser o mais qualificado quanto possível, escolher as suas melhores qualidades e promovê-las.
Os melhores agentes imobiliários tornam-se consultores, especialistas e conselheiros. Usam todo o conhecimento adquirido para servir o cliente da melhor maneira, garantindo um excelente negócio.
5. A regra dos 90/10
Existem 3 áreas em que deve considerar na programação das suas ações:
- A primeira é a sua saúde. Seja saudável 90% do tempo, mas permita 10% de exageros. Durma 8 horas por dia 90% dos dias, mas saia para jantar com família e amigos de vez em quando. Tenha o hábito de cuidar de si, terá vitalidade para se fazer o grande profissional que deseja. Guarde energia para aquilo que é necessário, não desperdice com o que não interessa ou prejudica.
- Doe 10% do que ganha para proporcionar o bem ao próximo. Este hábito contribui para se conectar emocionalmente e mentalmente com o próximo. Terá um impacto positivo na sociedade e recarregará as suas energias. O sucesso pessoal tem mais significado quando partilhado com os outros. Ter um papel ativo dar-lhe-á outra perspetiva que fará com que ultrapasse os desafios assertivamente e atinja, mais facilmente, os objetivos pessoais.
- Dedique pelo menos 10% do seu tempo para a família. Tenha, todos os dias, um momento com eles. Mesmo depois de um dia exaustivo, converse, brinque, passeie com a esposa, filhos, animais de estimação... Eles são a razão para que deseje o sucesso profissional.
Este hábito fará com que tenha sempre vontade de voltar cedo a casa, e o lar é onde recarregamos melhor as nossas energias.
Para chegar ao sucesso deve descobrir os hábitos que lhe trazem os melhores resultados, adotar diariamente uma rotina de disciplina e dedicação à sua atividade. Seja social, fale com o máximo de pessoas possível e ajude os outros. Dedique-se à família e a si próprio.
Quando estes princípios fizerem parte da sua rotina do dia-a-dia, naturalmente será um profissional de sucesso.